Prontas para dar o primeiro passo na caminhada por um futuro promissor, cerca de 180 pessoas foram acolhidas na noite desta segunda-feira, 6, para a aula inaugural do Curso Preparatório para Concursos (CPC). Realizada na Casa dos Conselhos, a aula reuniu professores, estagiários e parceiros da iniciativa.
O CPC é um programa da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), que oferece cursos com o objetivo de preparar seus alunos para competirem nos processos seletivos de instituições de ensino superior e concursos públicos.
“A vida é trilhada por caminhos”, discursou o secretário de Governo, José Sóter de Figuerôa, que fez parte da mesa de abertura. “Caminhos baseados em escolhas. O CPC foi uma escolha de vocês, e essa escolha leva a um caminho onde vocês serão vitoriosos”.
Junto ao secretário, compuseram a mesa a supervisora do CPC, Valéria Murucci; o chefe do Departamento de Inclusão Socioprodutiva e Qualificação Profissional da SDS, José Francisco de Oliveira; o vereador Jucélio Maria, representando a Câmara Municipal; e o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker.
Representando o prefeito Bruno Siqueira, e na condição de anfitrião, Cheker deu as boas-vindas e parabenizou os alunos: “É claro que vocês estão aqui atrás da educação formal, mas tenho certeza que também vieram em busca da educação coletiva, adquirida através da troca de experiências. Através desta troca, feita pela convivência com pessoas de diferentes opiniões e pensamentos, adquirimos verdadeiro conhecimento. Não importa o rumo que tomamos, a única coisa que é genuinamente nossa é o conhecimento”.
O vereador Jucélio Maria destacou a cultura como geradora do crescimento pessoal: “O CPC oferece uma chance de diálogo. É essa oportunidade que nos permite construir uma sociedade mais justa.”
O CPC em 2015
Este ano, o CPC registrou quase mil inscrições. Destas, foram matriculadas mais de 700 pessoas nos cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino (Enem), Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), Instituto Federal (IF) e concursos públicos.
As vagas foram destinadas às pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). As aulas começaram na manhã desta terça-feira, 7, e serão realizadas de segunda a sexta-feira, em três turnos, na própria sede do programa, na Rua Barão de São João Nepomuceno, 357 – Centro.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de
Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.