Refletir sobre os direitos femininos e o respeito às mulheres deveria ser uma atividade constante no dia a dia. Mas é em março que o assunto ganha destaque, graças às comemorações do “Dia Internacional da Mulher”, celebrado no domingo, 8. A data motivou diversas atividades nos serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) durante este mês, e o Centro de Convivência do Idoso (CCI) continuou a discutir sobre o tema em um bate-papo sobre feminilidade nesta quarta-feira, 11.
Cerca de 30 idosas participaram da roda de conversa, orientada pela psicóloga Débora Delgado. Entre os assuntos levantados, estiveram em pauta a valorização, o amor-próprio e a quebra de preconceitos. “Começamos o encontro com um histórico da luta pela igualdade de gêneros e, a partir daí, vários outros tópicos foram sendo levantados, baseados na história de vida delas. Percebemos que elas gostam de falar sobre a feminilidade e sobre como manter esse cuidado, independente da idade”, ressaltou Débora.
As atividades do CCI buscam discutir temas em voga durante o mês nas rodas de conversa e demais programações temáticas, a fim de aliar a atualidade das notícias e datas comemorativas com as lembranças e histórias dos assistidos. “Pensamos em bate-papos nesse sentido de trazer um gancho dos temas para a vida deles, pois gostam muito de conversar, interagir e sempre participam”, finalizou a psicóloga.
A unidade
O CCI é um serviço da SDS, executado pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), que realiza ações visando a garantir o envelhecimento saudável no município. Entre as atividades oferecidas, estão aulas de ginástica, dança, trabalhos manuais, teatro, jogos, ioga e aulas de informática. O telefone de contato é o 3690-7365.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314, ou com a Amac, pelo telefone 3690-7945.