A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) intensificou o Serviço de Abordagem Social ao cidadão de rua no Bairro São Mateus. Devido ao agravamento da situação na Rua Padre Café, esquina com Avenida Presidente Itamar Franco, o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, se reuniu neste mês com moradores e representantes da Polícia Civil na Associação de Moradores do São Mateus. O objetivo do encontro foi identificar as causas e apresentar medidas para diminuir a concentração de pessoas nesta situação na região.
“Foi diagnosticado que a concentração de moradores de rua se deve, em boa parte, a restaurantes que organizam filas de doação de alimentos. Esses estabelecimentos já foram abordados pelas equipes, mas se recusam a cessar com a prática”, explicou Cheker. Além do secretário, estiveram presentes na reunião o subsecretário de Gestão do Sistema Único de Assistência Social e Inclusão Socioprodutiva, Rogério Rodrigues, e o Chefe do Departamento de Proteção Especial da SDS, Lindomar José da Silva.
O Serviço de Abordagem Social da PJF atua em diversos pontos da cidade, encaminhando pessoas em situação de rua para os serviços especializados em seu atendimento. Em janeiro foram abordadas 20 pessoas no Bairro São Mateus. Seis aceitaram receber os serviços, sendo cinco encaminhadas para o Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro Pop) e uma para atendimento médico na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). As outras 14 recusaram qualquer tipo de apoio, e, entre elas, duas estavam na Casa da Cidadania, mas optaram por sair.
“O cidadão tem o direito de negar o auxílio recebido, mas, mesmo assim, a abordagem continua trabalhando. Apesar da resistência, o Serviço de Abordagem Social continuará a fazer incursões no local, quantas vezes forem necessárias. A Polícia Civil está organizando ação logística comum contra a venda e consumo de drogas, e a SDS busca conscientizar os moradores e comerciantes da região com a campanha ´Mostre o Caminho`, declarou o secretário.
Qualquer cidadão pode entrar em contato com o Abordagem Social através do número 3690-7770. A pessoa que estiver vivendo nesta situação de morador de rua pode procurar pelo Centro Pop, na Rua Professor Oswaldo Veloso, 190, onde deve fazer um cadastro para receber tíquetes do Restaurante Popular gratuitamente.
Centro Pop
O Centro Pop oferece refeições, acompanhamento psicossocial e oficinas artísticas, entre outras atividades voltadas para a reinserção na sociedade do cidadão em situação de rua, buscando sempre referenciar os atendidos às suas respectivas famílias. A unidade conta, ainda, com uma biblioteca e uma sala de artes para a promoção de oficinas de artesanato. O Centro Pop tem capacidade para atender, em média, 120 pessoas por dia, e funciona na Rua Oswaldo Veloso, 190, no Centro.
O cidadão pode ter acesso ao serviço por demanda espontânea, quando procura a unidade, ou através do Serviço de Abordagem, que pode ser solicitado por qualquer pessoa, pelo telefone 3690-7770.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314, ou com a Amac, pelo 3690-7945.