O Núcleo Cidadão de Rua, serviço da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), atende cerca de 140 pessoas em situação de vulnerabilidade todos os dias, oferecendo alimentação, cuidados com higiene e a possibilidade de pernoitar. Com o objetivo de padronizar as atividades e incentivar a responsabilidade dos atendidos, camas, lençóis e toalhas da unidade foram marcados com números que identificam seus usuários.
A decisão não só organizou a logística com os materiais, como também cortou gastos com limpeza. De acordo com o coordenador do Núcleo, Christian Alexandre, a associação dos números a cada usuário vai diminuir as despesas com a lavagem da roupa de cama e banho, pois serão utilizados de maneira individual. “Antes, as camas não eram fixas e cada pessoa dormia onde queria. Agora, cada um vai ter o seu espaço, a sua cama, e ficará responsável por arrumá-la e cuidar do seu kit”, ressaltou o coordenador.
A iniciativa surgiu através de uma demanda por investimentos em infraestrutura levantada em uma reunião com os usuários. Essa é uma padronização histórica no Núcleo e vai ser oferecida para aqueles que estão há mais de 15 dias frequentando regularmente a unidade. Vicente de Paulo, de 55 anos, gostou da mudança: “Eu venho à unidade há muito tempo, e é muito legal essa alteração, pois o benefício é imediato e nos afeta diariamente”. Para Álvaro da Silva, 53, o espaço está mais humanizado. “Eu chego mais cedo para dormir e as camas estão limpas. Todos aprovaram essa padronização”.
Caixas de som com música ambiente também foram instaladas nos quatro dormitórios. “O Núcleo se comprometeu a oferecer novos materiais de uso diário, e os atendidos foram orientados a preservar esses bens, que são de todos. Todos aderiram e se sentiram valorizados por terem autonomia de cuidar desse espaço, é um resgate da cidadania”, completa Christian.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.