Como legislador voltado para os diversos caminhos da cultura na cidade, o vereador Flávio Cheker teve duas de suas leis sancionadas pelo Executivo municipal. A de número 11.152, de 31 de maio de 2006, considera de Utilidade Pública a “Associação Minas Audiovisual – AMAV”. Já a Lei 11.134, de 19 de maio de 2006, vem incentivar a arte e a cultura na cidade, já que o Poder Executivo, através do órgão competente, fica autorizado a instituir espaços específicos – inaproveitados – para a prática do ensaio de grupos musicais, teatrais, de dança e afins.
A lei entende por “espaços específicos” locais como galpões ou assemelhados, em regiões urbanas que não comprometam o bem estar da vizinhança. Exemplo são os galpões da Rede Ferroviária – hoje não utilizados – que poderão, a partir de agora, ser destinados à realização de ensaios como alternativa para sua ocupação.
Grupos musicais, de teatro e de dança da cidade terão apoio legal para reaproveitamento destes espaços sem utilização. Flávio Cheker acredita que a lei incentive a arte e contribua para que jovens e adolescentes saiam do ócio, permitindo até mesmo que eles desenvolvam uma atividade de forma profissional.
A idéia do legislador foi aprovada por unanimidade, e foi sancionada como lei, no mês de maio, pelo Poder Executivo. “A proposta não depende de grandes investimentos e, ainda propicia bem estar à população, que se livrará do incômodo da poluição sonora”, lembra Cheker.
“Estamos dando incentivo aos novos talentos, ao mesmo tempo reaproveitando espaços sem utilização”, disse. Flávio acredita que esses espaços poderão até mesmo se transformar em oficinas de arte. “Temos talentos em potencial, na cidade, que ainda esperam uma oportunidade para mostrar seu trabalho. Muitos poderão ser descobertos a partir desta chance”, afirmou.