Com o objetivo de apresentar e garantir o acesso de famílias em situação de vulnerabilidade no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), através do Departamento de Transferência de Renda (DTR), participaram de dois encontros nesta sexta-feira, 27.
A supervisora de Assistência e Auditoria de Beneficiários do DTR, Tânia Franklin, discursou sobre o CadÚnico no “Encontro de Famílias”, realizado no Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade, no Bairro Santo Antônio. Cerca de 20 famílias participaram e solicitaram orientações e encaminhamentos sobre os benefícios assistenciais vinculados ao programa, entre eles, Tarifa Social de Energia, “Minha Casa Minha Vida”, Bolsa Família e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
“O público participou de maneira significativa do debate. Alguns já tinham o CadÚnico e outros prontamente se interessaram em se cadastrar, principalmente para ter a oportunidade de inscrição no Pronatec”, ressaltou Tânia.
Ainda nesta sexta-feira, 27, o departamento esteve presente com uma ação similar na Defesa Civil, esclarecendo dúvidas e incentivando o cadastro de agentes e voluntários.
O CadÚnico
O CadÚnico é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, entendidas como aquelas com renda igual ou inferior a meio salário-mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários-mínimos. Através do CadÚnico é possível se inscrever em projetos e programas como o Bolsa Família; carteira do idoso; Curso Preparatório para Concursos (CPC); “Minha Casa Minha Vida”; e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
Para mais informações, o telefone do Departamento de Transferência de Renda é o 3690-7071.