O regimento interno do CMAS exige que a presidência do conselho seja exercida alternadamente por representantes da sociedade civil e do poder público. Para ocupar a vaga até fevereiro de 2016, foi eleita a psicóloga Valéria Wanda Fonseca, do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP/MG). Completam a mesa diretora: o subsecretário de Gestão do Sistema Único de Assistência Social e Inclusão Socioprodutiva da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), Rogério Rodrigues, eleito vice-presidente; a assistente social da SDS, Maria do Carmo de Almeida, como 1ª secretária; e Ronaldo Gonçalves de Oliveira, do Sindicato dos Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas (Sintibref-MG), como 2º secretário.
O termo de posse foi assinado pelo Secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker. Em seu discurso, Cheker assinalou a atuação do CMAS nas conquistas alcançadas em conjunto com a gestão municipal. “Este espaço de interlocução olho no olho entre governo e sociedade civil representa uma forma muito eficaz de se fazer e executar políticas de assistência social. Nosso crescimento ocorre tanto nos momentos de convergência quanto nos momentos em que divergimos, pois assim se faz o debate público. Ao final, todos estamos remando no mesmo caminho”, sublinhou.
Recém-eleita, a presidente Valéria Wanda adotou o mesmo tom ao ser empossada. “Pude aprender muito com a atuação dos presidentes que me antecederam. Com base nesse aprendizado, o próximo ano continuará sendo de muito diálogo e debates, onde todas as partes serão ouvidas”, declarou.
O CMAS/JF
O Conselho Municipal de Assistência Social é o órgão responsável pela aprovação das políticas municipais de assistência social, além do estabelecimento das diretrizes a serem observadas no Plano Municipal e na administração e fiscalização do Fundo Municipal.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.