Neste sábado, 21, moradores do bairro Olavo Costa e arredores tiveram a oportunidade de buscar diversos serviços da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) sem sair de sua região. A terceira edição do projeto “Espaço Cidadão”, articulado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, levou entretenimento e inclusão social durante toda a manhã para aqueles que compareceram na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sudeste Olavo Costa.
O evento reuniu profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), em parceria com a Secretaria de Educação, Saúde, Agropecuária e Abastecimento, além da Cesama, Defesa Civil, Procon e JFEmpregos. Apesar da chuva, a ação promoveu 555 atendimentos, onde os cidadãos receberam orientações sobre o passe livre, transporte adaptado e acessibilidade; cadastramento e atualização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e até ganharam cortes de cabelo através do Instituto Embelleze.
Na área da saúde, jovens foram vacinadas contra HPV e a população pode fazer aferição da pressão arterial e glicemia, além de avaliações nutricionais. Cerca de 120 pessoas participaram de uma dinâmica que chamou a atenção para a importância da alimentação saudável e, para mostrar que essa busca começa com a mudança de hábitos simples em casa, sucos sem adição de açúcar foram distribuídos à população.
O Centro de Atenção ao Cidadão participou do evento dando orientações diversas, principalmente sanando dúvidas sobre a carteira de trabalho e certidão de nascimento e casamento. De acordo com uma das organizadoras do evento, a supervisora do Departamento de Transferência de Renda, Tânia Franklin, o objetivo de promover um evento que aproximasse os serviços da Prefeitura da comunidade foi cumprido: “Fomos acolhidos pelos participantes em um momento que uniu informação e divulgação de diversos serviços municipais com festa e cultura”.
As atrações culturais ficaram por conta da Banda da Polícia Militar, que tocou clássicos brasileiros e internacionais, e de apresentações de capoeira realizadas por crianças e adolescentes atendidas pelo Curumim Olavo Costa.
O trabalho de aproximação com todas as regiões da cidade tem se mostrado essencial para o desenvolvimento do município. Iara Costa, de 25 anos, é aluna do Instituto Embelleze e teve uma surpresa quando participou da ação: “Eu frequentei o Curumim quando criança e quando cheguei ao bairro encontrei antigos professores e coordenadores da unidade, foi muito bom rever todo mundo e matar a saudade”. Iara fez uma avaliação positiva do evento e elogiou a participação da comunidade. “Havia muitas famílias se divertindo e ficaram animadas com os cortes de cabelo feitos por mim e pelas outras alunas”, concluiu.
A iniciativa
O projeto “Espaço Cidadão”, iniciado em 2014, já atendeu os bairros Nova Germânia e Sagrado Coração, levando alguns dos serviços da prefeitura para mais de mil cidadãos de Juiz de Fora. A próxima edição será realizada no Parque Independência, em 25 de abril, na Escola Municipal Arlete Bastos de Magalhães.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.