Em solenidade simples, mas com depoimentos históricos, o vereador e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania do Legislativo, Flávio Cheker homenageou, com o Título de Cidadão Honorário, no dia 17 de fevereiro, na Câmara Municipal de Juiz de Fora, o ex-secretário nacional de Direitos Humanos, Nilmário Miranda (PT).
O evento veio reforçar a participação do ex-secretário e ex-ministro, Nilmário Miranda, em episódios da história recente do país. Por vezes, sua presença se fez marcante em casos que requereram a atuação da Comissão Especial de Direitos Humanos e que por sua intervenção puderam receber atenção e desfecho plausível.
Na cidade, Nilmário foi responsável pela implantação do Programa “Juiz de Fora nos Trilhos da Paz”, e esteve presente em eventos, como aula inaugural, lançamento de livros e em visitas de apoio pela defesa de cidadãos aos Direitos Humanos.
Quando solicitada à Câmara a outorga do Título de Cidadão Honorário à Nilmário Miranda, a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, na última legislatura, era composta pelos vereadores Sílvio Ravaiani, Mariano Júnior e Flávio Cheker – que preside a referida comissão.