O prefeito Bruno Siqueira recepcionou, na tarde desta quarta-feira, 10, os alunos da primeira turma do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Aprendiz. Nesta nova modalidade do Pronatec, as vagas são ofertadas prioritariamente para jovens e adolescentes, acima de 15 anos, em cumprimento de medidas socioeducativas ou em acolhimento institucional. A aula inaugural do curso aconteceu na unidade do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) e reuniu representantes do Executivo, de empresas participantes do projeto e de entidades parceiras, além de vereadores e familiares dos jovens aprendizes.
Em seu pronunciamento, Bruno Siqueira parabenizou os jovens alunos pela determinação em buscar uma qualificação profissional de qualidade e por aproveitarem a oportunidade oferecida através da Prefeitura de Juiz de Fora. “Hoje é um dia muito importante para a Prefeitura, pois estamos iniciando um novo projeto. Sem a determinação de vocês, a vontade deter uma profissão de qualidade, nós não estaríamos aqui hoje. Esse projeto é a garantia do futuro de vocês. Vamos trabalhar para que possam seguir os caminhos que garantam um futuro melhor para suas famílias”, destacou.
O prefeito destacou também o fato de Juiz de Fora ser referência nacional no Pronatec e ressaltou os motivos que levaram a cidade a ser uma das nove escolhidas no país para implantar o projeto-piloto do Pronatec Aprendiz. “Nossa cidade tem se destacado no Pronatec, em âmbito federal, e o Pronatec Aprendiz está sendo iniciado aqui exatamente pelo trabalho que vem sendo realizado por todos nós, Prefeitura, Governo federal e entidades parceiras”, apontou.
O primeiro curso oferecido na cidade através do Pronatec Aprendiz será o de operador de computador. Ao todo, 20 adolescentes e jovens selecionados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) farão parte dessa iniciativa pioneira. “É uma grande responsabilidade para Juiz de Fora estar entre as nove cidades a ter essa experiência, que, se der certo, vai se estender para o resto do país, inspirando outros municípios. Os adolescentes precisam ter caminhos abertos para construir um futuro vencedor, e o Pronatec Aprendiz auxilia nessa caminhada. Todos estão aqui porque aceitaram espontaneamente esse desafio e, por isso, depositamos nossa confiança nestes jovens”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker.
Após a saudação das autoridades, os jovens aprendizes participaram da primeira aula do curso, ministrada pela coordenadora de Desenvolvimento Profissional do Sest/Senat, Gisele de Castro Franco, que apresentou temas como cumprimento da carga horária, bolsa-formação e direitos e deveres trabalhistas. O curso terá duração de 16 meses, sendo realizado de forma intercalada: duas vezes por semana de aulas teóricas no Sest/Senat e três vezes por semana de prática vivencial na empresa contratante.
Novos caminhos
Com um sorriso no rosto, o adolescente D.S, de 15 anos, não esconde a felicidade por poder participar desse novo projeto. “É um sentimento muito bom. Estou entusiasmado com o projeto e espero que dê tudo certo. Quero aprimorar ainda mais o meu conhecimento em informática e acho que esse curso tem tudo a ver comigo”, afirmou.
O entusiasmo de M.R, 17, é o mesmo. A adolescente está animada com o início do curso. “Esse é um projeto muito bom, pois vai ajudar a capacitar os jovens. Estou animada para começar as aulas e me adaptar ao trabalho. Muitas amigas minhas também se interessaram pelas aulas e estão aguardando as próximas turmas serem abertas”, contou.
Pronatec Aprendiz
Lançado em setembro, o Pronatec Aprendiz é fruto de uma parceira entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa. A iniciativa vai permitir a contratação de jovens do Pronatec pelas micro e pequenas empresas.
Ao aderir ao programa, as micro e pequenas empresas vão contar com redução de custos para contratar os jovens. O aprendiz será contratado com vínculo empregatício formal e receberá salário mínimo/hora, com expediente limitado entre 4 e 6 horas diárias.
Juiz de Fora foi escolhida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para receber o projeto-piloto do Pronatec Aprendiz graças ao desempenho da cidade no encaminhamento para o Pronatec. Além de Juiz de Fora, Belém (PA), Contagem (MG), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Teresina (PI) e Uberlândia (MG) também estão participando do piloto do programa.