A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), através do Departamento de Transferência de Renda (DTR), realizou, na noite dessa quinta-feira, 2, uma apresentação dos programas sociais executados pela pasta aos participantes do Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp). A palestra foi ministrada no Centro de Prevenção à Criminalidade (Rua Marechal Deodoro, 230, Sala 503 – Centro). O objetivo foi abordar sobre o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e os serviços socioassistenciais oferecidos a partir do cadastro.
De acordo com a chefe do Departamento de Transferência de Renda, Miriam Monteiro, o CadÚnico é um importante canal de promoção da inclusão social. “Explicamos cada programa vinculado ao cadastro, com o objetivo de informar os tipos de oportunidades que eles têm ao deixar o sistema prisional. Queremos auxiliar, da melhor forma possível, na reintegração desses cidadãos à sociedade”, explica.
Dezessete participantes do PrEsp estiveram presentes na reunião. Segundo Miriam, eles também serão encaminhados ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Além dos benefícios sociais, todos se interessaram em fazer os cursos profissionalizantes oferecidos pelo Pronatec. É importante destacar que essa não é uma ação isolada, vamos realizar um acompanhamento com todos eles”, pontua.
O secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker comemorou a ação. “Estamos felizes e orgulhosos com mais essa iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora através da Secretaria de Desenvolvimento Social. Trata-se de uma atividade inédita na cidade, no âmbito de direcionar pessoas egressas do sistema penitenciário para atendimento pelos programas sociais, e, fundamentalmente, encaminhá-las ao mundo do trabalho através do Pronatec”, finalizou.
Após a apresentação do CadÚnico, a SDS prevê, ainda, uma ação para realizar o cadastro dos egressos do sistema prisional e inseri-los na cobertura dos programas sociais.
O CadÚnico
O CadÚnico é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, entendidas como aquelas com renda igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Através do CadÚnico, é possível se inscrever em projetos e programas como o Bolsa Família; carteira do idoso; Curso Preparatório para Concursos (CPC); Minha Casa, Minha Vida; e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.