Daqui a muitos anos, os mais de 500 formandos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que estiveram no Cine Theatro Central, na noite dessa quarta-feira, 3, haverão de se recordar dos momentos vivenciados ali. Um misto de emoção e felicidade tomou conta do maior teatro de Juiz de Fora durante a solenidade de formatura dos alunos do programa, promovida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Aplaudidos de pé por cerca de mil pessoas, os alunos do Pronatec foram certificados, comemoraram a nova conquista e, agora, iniciam sua caminhada rumo ao mundo do trabalho.
O evento reuniu formandos dos anos de 2013 e 2014, de 40 cursos diferentes e de nove municípios da Zona da Mata. Além dos alunos de Juiz de Fora, também foram certificados os estudantes de Argirita, Barbacena, Cataguases, Chácara, Guarará, Matias Barbosa, São João Nepomuceno e Ubá. Entre as autoridades presentes, estavam o diretor de Inclusão Produtiva Urbana do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Luiz Müller; o secretário de Desenvolvimento Social da PJF, Flávio Cheker, representando o prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira; além de representantes dos municípios convidados e das unidades que ofertam os cursos.
Extasiado com a atmosfera do Cine-Theatro Central, o representante do MDS, Lüiz Muller, destacou o fato de Juiz de Fora ser a maior cidade de Minas Gerais em número de matrículas no Pronatec – em relação ao público em situação de vulnerabilidade social – e reiterou a importância do programa para o desenvolvimento econômico do país. “Esse programa é o caminho para que as pessoas possam construir sua autonomia. O desenvolvimento econômico só vai acontecer se cada um de vocês (formandos) aproveitarem essa oportunidade. A qualificação dada pelo Pronatec, através das unidades ofertantes, é uma oportunidade para o Brasil continuar avançando, e o país vai, sim, continuar avançando, porque vocês serão os responsáveis por isso. Vocês estão de parabéns”, disse.
Em seu discurso, Flávio Cheker reiterou o compromisso da PJF em investir na qualificação profissional, através do Pronatec, e parabenizou todos os formandos pela conquista. “Desde o início da nossa gestão, buscamos fazer do Pronatec de Juiz de Fora um exemplo para toda Minas Gerais. O nosso primeiro grande orgulho foi atingir o primeiro lugar do estado em matrículas do programa. Mas, hoje, simbolizado nesse canudo, vocês (formandos) estão recebendo o maior bem que um ser humano pode ter, que é o conhecimento. É o bem que fará com que vocês possam se constituir como grandes cidadãos. A gente sabe que os sacrifícios não foram poucos, mas, com certeza, eles valeram a pena”, declarou.
Realização profissional
Durante a solenidade, o formando Almir dos Santos, 27, que concluiu os cursos de montador de estruturas metálicas e de pintura industrial, vivenciou um dos momentos mais importantes de sua vida. O jovem de Juiz de Fora foi contratado pela Codeme Engenharia S.A, empresa do ramo de fabricação e montagem de construções em aço.
“Estou muito feliz, pois é a concretização de um sonho. Me esforcei muito por esse momento e passei por muitas dificuldades. Agora, quero adquirir experiência profissional e trabalhar bastante para poder dar mais condições à minha família”, afirmou Almir, com um sorriso estampado no rosto.
Assim como ele, centenas de outras pessoas compareceram à formatura com o sonho de começar uma nova carreira e ingressar no mercado de trabalho. Mesmo de muletas, Lucas Bastos não deixou de ir à festa. Depois de se qualificar profissionalmente, ele, agora, já coloca em prática o que aprendeu: “Eu conheci o Pronatec depois que fui demitido do meu antigo emprego. Hoje, depois de fazer o curso de auxiliar administrativo, já atuo na área, no Exército Brasileiro. Espero continuar essa trajetória, começar uma faculdade e aprender cada vez mais”.
Infindáveis homenagens
Nas palavras da oradora dos formandos, Geni Dias da Fonseca, do município de Barbacena, o Pronatec é “uma oportunidade de mudança de vida, que possibilita um conhecimento melhor do mundo e oferece mais condições para enfrentar a vida”.
O discurso de Geni foi seguido pelo juramento dos concluintes e pelos agradecimentos aos familiares e amigos. Na sequência, foi realizada a entrega simbólica dos certificados para os alunos, que representaram cada uma das unidades ofertantes. As autoridades também foram homenageadas pelos estudantes e receberam um kit da Funalfa, como forma de agradecimento pelo apoio, pela cooperação e parceria durante a realização dos cursos.
Ao final do evento, o coral da Cesama fez uma apresentação musical, enquanto o telão exibia fotos da passagem dos formandos pelo Pronatec.
O programa
O Pronatec é um programa do Governo federal, em parceria com a PJF, que tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. A iniciativa visa a ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio do incremento da formação e qualificação profissional.
Em Juiz de Fora, o programa é realizado através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste), responsáveis por ofertar os cursos.