Na manhã desta segunda-feira, 1, foi realizada a quarta palestra oferecida pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) às unidades socioassistenciais da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS). O bate-papo aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Nordeste, em conjunto com as Aldeias Infantis SOS, e contou com cerca de 40 donas de casa do grupo “Renascer”, que, há mais de três anos, reúne semanalmente mulheres entre 50 e 86 anos. O encontro também contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker.
Durante o evento, foram esclarecidos diversos pontos importantes ligados à energia elétrica, como economia e segurança das instalações. A atividade é um projeto da Cemig, com mobilização feita pelos Cras, que já passou por outras cidades mineiras, como Lima Duarte e Uberlândia, e já tem mais dez palestras marcadas em outras unidades da SDS.
Flávio Cheker aproveitou para conversar com as participantes sobre o tema e destacou como essas ações, mesmo que pequenas, ajudam no aumento da qualidade de vida e conscientização da sociedade. “São parcerias como essa que contribuem para melhorar a vida das pessoas, pois permitem que elas economizem recursos e gerenciem melhor seu orçamento. Como são pessoas de baixa renda, o resultado vem sendo muito positivo”, afirmou.
Os encontros são ministrados pela supervisora de Relacionamento Comercial da Cemig, Rosilene Rocha. Ela terminou dizendo que a população deve ter a oportunidade de conhecer meios para economizar e usar a energia da melhor maneira possível: “A receptividade que temos encontrado é maravilhosa. Temos a chance de levar à população dicas cotidianas com uma linguagem informal, estreitando o relacionamento da Cemig com o consumidor”.
Dúvidas freqüentes
Fazendo alusões a itens como liquidificador, carregadores de celular e televisão, Rosilene teve a oportunidade de alertar as mulheres sobre simples modos de economizar, como, por exemplo, tirando os aparelhos do modo “stand by”. As donas de casa puderam esclarecer temas como direitos e deveres, mudança do dia do pagamento, descontos para beneficiários do programa Bolsa Família e Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo federal (CadÚnico), detalhamento da conta, facilitação da visita do técnico ao medidor de energia e os perigos de riscos elétricos, como incêndios.
Dona Teresa ficou viúva e passou a ser a responsável pelas despesas da casa, e no encontro, foi orientada a passar a titularidade da conta de luz para o seu nome. Já a Dona Maria relatou um problema com o código de barras da conta na hora do pagamento, e descobriu a importância de manter os documentos em perfeito estado. “O grupo Renascer é atuante em vários outros segmentos, como pastorais, grupos de bairros, amigos e família. Com isso, elas são multiplicadoras da informação, levando o conhecimento para outros espaços”, comentou a coordenadora do Cras Nordeste Grama, Cassiana Prado.
Confira, abaixo, as datas e os locais dos próximos eventos:
9 de setembro: Centro Espírita D. Geni (Rua Joana Darc 172 – Santa Cruz), às 8h30.
11 de setembro: IDE (Rua Torreões 210 – Santa Luzia), às 8h30
16 de setembro: Igreja de Santa Rita (Rua Barão do Retiro 388 – Bonfim), às 14 horas.
24 de setembro: Curumim Vila Esperança (Rua 5 de Agosto s /n – Vila Esperança), às 14 horas.
O Cras
O Cras é a porta de entrada para os serviços da proteção básica. Presta atendimento às famílias e aos indivíduos em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
Oferece, ainda, atendimento e acompanhamento às famílias que moram nos bairros do seu território de abrangência. Além disso, o Cras realiza atividades individuais ou em grupo e encaminha para serviços de atendimento crianças, adolescentes e idosos, entre outras atividades.