Foi encerrado na sexta-feira, 1º de agosto, o prazo para a realização do cadastro social dos condutores de veículos de tração animal (VTA).A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) registrou, entre os dias 28 de julho e 1° de agosto, 39 cadastros de carroceiros, número abaixo dos 50 que haviam sido mobilizados pela Associação dos Condutores de Veículos de Tração Animal de Juiz de Fora. A iniciativa buscou conhecer o perfil socioassistencial do condutor, a fim de inseri-lo em cursos de qualificação profissional e de oferecer novas oportunidades no mercado de trabalho.
A partir de agora, a SDS irá elaborar um relatório do perfil dos carroceiros em Juiz de Fora. “Este cadastro social não é a autorização para o exercício da profissão. É uma maneira que encontramos para construir um plano de serviços para eles. Agora, estamos cruzando os dados e estabelecendo um diagnóstico prévio do perfil do carroceiro. A partir dos resultados obtidos poderemos encaminhá-los a qualquer um dos nossos programas”, afirmou o subsecretário de Gestão do Sistema Único de Assistência Social e Inclusão Socioprodutiva, Rogério Rodrigues.
O cadastro faz parte das ações planejadas que visam o cumprimento da Lei nº 12. 928, de 12 de fevereiro de 2014, que instituiu a Política Municipal de Utilização Sustentável dos Veículos de Tração Animal. O processo de regulamentação da lei está sendo construído em conjunto com outras secretarias, como a de Governo (SG), de Transporte e Trânsito (Settra), de Saúde (SS) e de Atividades Urbanas (SAU).
Após a conclusão do cadastro, os carroceiros foram orientados a entrar com pedido de licenciamento no Espaço Cidadão. Para isso, o profissional deve apresentar uma declaração expedida pela Associação dos Condutores de Veículos de Tração Animal de Juiz de Fora, atestando que ele está há pelo menos um ano realizando essa atividade. Posteriormente, os animais de tração serão avaliados e, na sequência, as carroças receberão um número de cadastro.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.
SDS