O programa “Agente do Amanhã”, serviço da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), executado pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), participou na tarde de quinta-feira, 5, de uma visita guiada ao Museu Ferroviário de Juiz de Fora. Doze alunos do curso de auxiliar administrativo participaram da atividade. Os jovens tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história do município, marcada fortemente pela ferrovia, visitando o acervo do museu.
Constituído por instrumentos de trabalho e de comunicação, livros técnicos, fotografias, equipamentos científicos, louças e miniaturas, o Museu Ferroviário possui, na área externa, duas locomotivas a vapor originais. Este patrimônio cultural aborda as origens e a evolução da ferrovia, bem como seu impacto nos aspectos sociais e econômicos a partir do século 19, no Brasil e em Juiz de Fora.
De acordo com a coordenadora do “Agente do Amanhã”, Silvânia Santos, esse tipo de atividade serve para incentivar os jovens a permanecerem no programa, proporcionando atividades culturais que possam auxiliar no desenvolvimento de cada um deles: “Buscamos proporcionar o máximo de eventos possíveis, que possam motivá-los a permanecer no programa e concluir o curso que estão fazendo”.
Além da visita ao Museu Ferroviário, os alunos também conheceram a Biblioteca Municipal Murilo Mendes, onde cada um deles pode escolher três livros, gratuitamente. Com capacidade para abrigar 80 mil volumes, a biblioteca conta com um acervo de aproximadamente 60 mil livros.
Feira de artesanato
Além das visitas realizadas na tarde de ontem, o “Agente do Amanhã” está participando de uma feira de artesanato na sede da Votorantim Metais. Os materiais expostos são feitos em MD, e incluem acessórios e bolsas de banner. A previsão inicial era de realizar a exposição apenas na quinta-feira, 5, mas, a convite da Votorantim, duas alunas da oficina de artesanato do programa estão, nesta sexta-feira, 6, realizando a comercialização dos produtos.
O programa
Desenvolvido em parceria com a Votorantim Metais e o Instituto Votorantim, o Agente do Amanhã tem como objetivo oportunizar a profissionalização e o desenvolvimento de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho, propiciando a inclusão social e a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos.
Os cursos de capacitação profissional são gratuitos e direcionados aos moradores do Bairro Igrejinha e entorno, que tenham idade entre 15 e 29 anos. Os moradores da zona norte também podem participar, caso existam vagas ociosas.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314, ou com a Amac, pelo telefone 3690-7945.
SDS