O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Idoso/Mulher encerrou na tarde desta quarta-feira, 7, uma série de “Rodas de Conversa”, promovida com idosos e profissionais da área de saúde. A ação foi realizada nas diversas unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) do município, desde a última semana, com o objetivo de proporcionar e ampliar o campo de acesso aos direitos da pessoa idosa. A iniciativa foi realizada em comemoração ao Dia Municipal do Idoso, celebrado em 9 de maio.
A coordenadora da unidade, Arlene Motta, afirmou que as atividades foram satisfatórias e cumpriram o objetivo proposto: “As rodas de conversa atenderam nossas expectativas e atingiram o público prioritário, e deixaram a certeza de que precisamos promover mais atividades desse tipo. A intenção é dividir isso com a gestão e pautar mais ações como essa”.
As rodas foram mediadas pela equipe de psicólogos, assistentes sociais e advogados do Creas Idoso/Mulher, e incluiu atividades como o Estatuto do Idoso e o Catálogo de Leis dos Idosos, a fim de tratar temas como violência e maus tratos sofridos pelos idosos. As atividades foram realizadas nas Uaps dos bairros Linhares, Nossa Senhora de Lourdes, Vale Verde, São Pedro e São Sebastião e no Departamento de Saúde do Idoso.
Creas Idoso/Mulher
O Creas Idoso/Mulher, serviço oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), e executado pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), é responsável pela oferta de atenções especializadas de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias com idosos e/ou mulheres em situação de ameaça ou violação de direitos. A unidade fica localizada na Praça Presidente Antônio Carlos, 371, Centro. O telefone de contato é o 3690-8483.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social pelo telefone 3690-8314 ou com a Amac pelo telefone 3690-7945.
SDS