A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promoveu na manhã desta quarta-feira, 23, no Parque Halfeld, um evento em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação. Com o tema “Sistemas Alimentares Sustentáveis para Segurança Alimentar e Nutrição”, as ações tiveram como objetivo conscientizar a população de Juiz de Fora de que pessoas saudáveis dependem de uma alimentação também saudável.
O evento contou com a participação dos alunos da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac) e do curso técnico de nutrição da Escola Elizabeth Roambach, que ministraram oficinas sobre alimentação saudável e qualidade de vida, deram orientações nutricionais e realizaram a pesagem da população; e do Grupo AfroLata, que apresentou músicas com temas ligados a alimentação. Ainda foram distribuídos sucos naturais para o público, além de produtos caseiros do Economia Popular Solidária.
“A alimentação saudável, mais do que um desejo individual, mais que uma prática que as pessoas devem ter no seu dia a dia, é uma política de Estado. Hoje, a segurança alimentar e nutricional tem que ser tratada como um investimento do Estado nas diversas políticas que ele oferece à população. Temos que integrar as ações do Desenvolvimento Social, com a educação, saúde e as ações direcionadas a diversos públicos, no sentindo de não apenas orientar as práticas de alimentação saudáveis, mas no sentido também de fomentar a produção e o consumo consciente”, ratificou o secretario de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker.
Cheker ainda ressaltou que a Segurança Alimentar é um dos direitos fundamentais do ser humano presente na Constituição Brasileira. “O Estado passa a ter obrigação de promover ações no sentido de divulgar da cultura de uma alimentação saudável e ao mesmo tempo induzir tanto a produção quanto o consumo de alimentos”, completou.
De acordo com a organizadora do evento, Bettina Koyro, o objetivo principal foi atingido. “A população estava bastante interessada em aprender mais sobre a alimentação adequada e saudável, e muitos deles estão pensando em fazer algumas mudanças em seus hábitos”, declarou.
Para o mestre de obras Magno Silva, o evento o fez repensar sobre seus hábitos alimentares. “Com a vida corrida, não vigiamos o método certo de se alimentar, e agora, com essa visão, pretendo fazer a mudança por mais saudável o mais rápido possível”, afirmou.
“Adorei os sucos naturais, me surpreendi por não estarem adoçados. Gostei, e levarei a idéia para toda a minha família”, comentou o estudante Alexandre Marcelo Reis, 10 anos.
Para o estudante de nutrição da UFJF, Welington Sávio, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) deu um grande passo investindo na alimentação saudável da população. “É importante ressaltar que não devemos fazer uma mudança radical. Ela tem que ser aos poucos, sem dietas muito restritas. Assim, todos poderão ter bons resultados”, completou.