O prefeito Bruno Siqueira assina nesta quinta-feira, 24, às 9 horas, no auditório da Prefeitura de Juiz de Fora (Avenida Brasil, 2001/1º andar – Centro), a portaria de criação do Comitê Municipal de Atenção à Pessoa Idosa (Comapi). O evento, aberto ao público, contará com a presença de representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, além de membros da sociedade civil.
A instalação do comitê foi uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), que surgiu após uma conversa entre o secretário Flávio Cheker e a coordenação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Idoso/Mulher, onde foi apontada a necessidade de diagnosticar as lacunas que existem na cidade no que diz respeito aos direitos dos idosos. “A questão dos idosos não deve ser tratada apenas em eventos comemorativos, mas, fundamentalmente, na criação de mecanismos que permitam a execução do que preconiza o Estatuto do Idoso. Assim, o comitê que se constitui é essencial para o estabelecimento de um plano municipal para os idosos, permitindo o norteamento de ações que possam envolver as diversas secretarias do município”, ressaltou Cheker.
O Comapi tem por principal objetivo compor um grupo de trabalho destinado ao estudo informativo para as diretrizes municipais de atendimento aos direitos do idoso. A comissão, a ser designada no mesmo ato, será responsável por realizar um diagnóstico preliminar dos serviços oferecidos ao idoso pelo município, além de organizar um seminário para construir o plano municipal de atenção à pessoa idosa, elaborando um projeto de lei para sua criação.