O Fórum Municipal da Economia Popular Solidária foi lançado nesta sexta-feira, 9, visando discutir planos de ações para o fortalecimento deste setor em Juiz de Fora, cujo propósito é promover e estimular o consumo de bens e serviços de produção artesanal e familiar. O evento de lançamento aconteceu às 10 horas, na Casa dos Conselhos, na Rua Hafeld, 450 – 7º andar. O encontro contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, que representou o prefeito Bruno Siqueira, além de representantes das secretarias municipal de Governo e da estadual de Desenvolvimento Social (Sedese).
Durante o evento foram discutidas as principais ações que devem ser tomadas para integrar a economia solidária no mercado, fazendo desta uma alternativa permanente de trabalho. O objetivo a ser atingido é a geração de trabalho e renda, a valorização e resgate da cultura regional, o fortalecimento da autoestima dos trabalhadores e o incentivo à formação de associações e cooperativas. Contando com o apoio e incentivo da atual administração municipal, pretende-se criar oportunidades para que aqueles que não possuem emprego ou ocupação possam ser capazes de ter uma fonte de renda própria.
Flávio Cheker enfatizou a importância da contribuição do município na construção deste novo mercado. “O apoio e a participação da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) com o movimento de economia solidária obedecem a uma visão estratégica da atual administração sobre a importância do fortalecimento das possibilidades de acesso ao trabalho. Este é um dos pilares da política municipal de desenvolvimento social.” afirmou o secretário.
O fórum reúne os principais setores da economia solidária no município. A consolidação do grupo aconteceu devido à necessidade de se criar políticas públicas para a economia social em Juiz de Fora, visto que antes a cidade fazia parte apenas do Fórum Regional da Economia Popular Solidária, sem uma representação local.
13ª Feira Municipal da Economia Popular Solidária
Em meio aos planejamentos e políticas desenvolvidas para o mercado, acontece até este sábado, 10, a 13ª Feira Municipal da Economia Popular Solidária. O evento, aberto ao público, funciona das 9 às 20 horas, na Praça do Riachuelo, em frente ao Santa Cruz Shopping. No local estão à venda doces e biscoitos caseiros, bolsas, bijuterias, enfeites e artesanatos em geral. Tudo o que está disponível no local é de produção dos próprios feirantes.