Supermercados, hipermercados e shopping centers de Juiz de Fora deverão ter o piso dos corredores e da frente de suas lojas demarcado com faixas específicas, com relevos próprios para a leitura por deficientes visuais. É o que determina Projeto de Lei aprovado nesta quinta (13) pela Câmara de Juiz de Fora, de autoria do vereador Flávio Cheker.
A medida busca aumentar o nível de segurança para as pessoas com deficiência visual, diminuindo o risco de acidentes provocados na tentativa de entrar nas lojas, sobretudo quando estas dispõem de portas de vidro. As faixas deverão servir de guia para a entrada e deslocamento em segurança no interior destes recintos.
“Trata-se de uma medida simples, mas que traz muita diferença para a vida das pessoas com deficiência visual. O que o projeto quer ê contribuir na construção de uma cidade adaptada às necessidades de seus cidadãos e cidadãs, algo que deve ser feito não apenas nas ruas e parques, mas em todos os espaços de trânsito público”, ressalta Cheker.