O Luzes da Cidade, grupo formado por cinéfilos e produtores culturais da cidade, agora é considerado de utilidade pública. O título foi obtido a partir de Projeto de Lei do vereador Flávio Cheker, aprovado em segunda votação pela Câmara nesta sexta (23). Com isso, a entidade tem o merecido reconhecimento dos serviços prestados à sociedade de Juiz de Fora, atuando pelo bem geral, sem fins lucrativos.
O Luzes da Cidade é o promotor do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades. O evento realiza em 2012 sua décima primeira edição, com abertura marcada para a próxima segunda (26). De acordo com o vereador Flávio Cheker, iniciativas como esta são exemplares, o que por si só justifica e indica a necessidade da concessão do título. “São iniciativas e grupos como o Luzes da Cidade que fazem nossa sociedade ser mais viva. Em geral, desempenham atividades de alto interesse, mas com pouco apoio do Poder Público. Com a titulação recém aprovada, abre-se maior perspectiva para modificar esta situação”, afirma o parlamentar.
A luta em favor de iniciativas que valorizem a cultura é uma antiga bandeira do vereador Flávio Cheker. Ele é autor de projetos e leis como a que faz com que os contemplados pela lei Murilo Mendes recebam os recursos no mesmo ano em que ocorreu o edital – matéria aprovada também esta semana. Além disso, o parlamentar tem continuamente destinado recursos para a Lei Murilo Mendes, e também para o próprio Primeiro Plano, por meio de emendas parlamentares.
De acordo com o coordenador geral do Primeiro Plano e integrante do Luzes da Cidade, Aleques Eiterer, há grandes dificuldades em se manter um projeto cultural de longa duração no Brasil. Por isso mesmo, ações como o título e o apoio do Poder Público são mais do que necessários. “Assim, podemos afirmar com toda categoria que só conseguimos comemorar nossos dez anos de existência graças ao apoio incondicional do Vereador Flávio Cheker, que percebe a cultura como um traço essencial do nosso desenvolvimento”.