Está perto de ser sancionado o Plano Diretor Cicloviário Integrado, aprovado pela Câmara Municipal no último dia 22. O Projeto de Lei, iniciativa do vereador Flávio Cheker, estabelece as diretrizes para a instalação de todos os equipamentos e infraestrutura necessários para o uso das bicicletas como modal de transporte. O Executivo tem quinze dias úteis para publicar a proposta no Diário Oficial do município.
A proposta foi aprovada por unanimidade entre os vereadores. O Plano inspirou-se em iniciativas semelhantes, como a realizada em Porto Alegre, e contou com a participação de inúmeros representantes da sociedade civil, em particular defensores do modal bicicleta e especialistas em mobilidade urbana. Em julho, uma Audiência Pública na Câmara, também convocada pelo vereador Flávio Cheker, discutiu o Projeto de Lei. Na oportunidade, demonstrou-se a plena viabilidade da adoção do transporte cicloviário em Juiz de Fora. Na enquete realizada no site do parlamentar, nova prova do apoio popular às bicicletas. Dos 145 votantes, 142 (ou 98%) disseram acreditar que o transporte cicloviário pode contribuir com a melhoria do trânsito e da qualidade de vida em Juiz de Fora.
Para o vereador Flávio Cheker, a aprovação do Plano Diretor Cicloviário marca um momento único para a cidade. Segundo ele, o sucesso premia os esforços de muitos que há anos têm se dedicado em favor deste modal. “Mais que isso, temos agora a oportunidade de lançar bases para, um dia, conseguirmos uma significativa melhoria no trânsito de Juiz de Fora, funcionando de modo mais racional e, em especial, de forma menos poluente, mais sustentável e mais saudável”, conclui.