Em Representação enviada ao Governo Estadual, o vereador Flávio Cheker requer a implantação do Programa de Segurança Fica Vivo em Juiz de Fora. O pedido é uma demanda do Fórum Permanente de Direitos Humanos (Fórum-DH). De acordo com a entidade, a medida é uma das respostas necessárias para se diminuir os índices de violência na cidade, principalmente aqueles relacionados à juventude.
O Programa Fica Vivo foi criado em 2003 e busca combinar ações de intervenção estratégica e oficinas de treinamento para os jovens de localidades violentas, discutindo particularmente o tema da prevenção à criminalidade. A proposta combina ações do Governo do Estado, Polícias Federal, Militar e Civil, além do Poder Judiciário, Ministério Público e Universidade Federal de Minas Gerais.
Doze municípios de Minas Gerais já contam com o programa. De acordo com o vereador Flávio Cheker, o atual quadro da criminalidade de Juiz de Fora, bem como a importância da cidade no estado, fazem com que o Fica Vivo deva ser implantado, urgentemente, aqui também.
“Há um quadro inegável e crescente de violência em Juiz de Fora. Diversos bairros são marcados por conflito de gangues, especialmente relacionados ao tráfico de drogas. E as principais vítimas desta realidade são os jovens, ora aliciados pelo crime organizado, ora impedidos de estudar e viver com tranquilidade junto às suas famílias. Na ausência de outras políticas mais específicas, a implantação do Fica Vivo daria uma contribuição importantíssima para modificar tal situação”, explica Cheker.