Apesar de todas as expectativas, a conclusão das obras do Restaurante Popular de Juiz de Fora vai sofrer atrasos. É o que pode constatar o vereador Flávio Cheker, em visita realizada nesta terça-feira (29) ao local do empreendimento. Acompanhado da presidenta do Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional), Bettina Koyro, e de outros membros do conselho, o vereador pode se interar do andamento das obras e das dificuldades enfrentadas.
Segundo o engenheiro civil responsável pelo empreendimento, Marcelo Batista de Araújo, os atrasos se devem sobretudo à indisponibilidade de mão-de-obra no mercado, particularmente de pedreiros. Além disso, questões burocráticas e de reformução do projeto também estariam contribuindo para reduzir a velocidade das ações.
Apesar destes argumentos, diversos erros técnicos foram apurados durante a visita. A estrutura do reservatório de água teve de ser reforçada, e as peças de metal encomendadas para o telhado tinham sua medição incorreta. Como resultado, este material teve de ser descartado e um novo conjunto pedido. Para além de atrasarem o andamento das obras, estas dificuldades exigem que o projeto tenha que ser reformulado a todo momento, principalmente para que haja a liberação dos recursos pela Caixa Econômica Federal. Embora crítico em relação ao andamento das obras, Cheker se mantém confiante quanto ao futuro do Restaurante Popular. De acordo com a empresa responsável e representantes da Prefeitura Municipal, um novo prazo para a conclusão do empreendimento foi fixado para meados deste ano. De agora em diante, o vereador e o Consea vão acompanhar mais de perto o transcorrer das ações. De início, novas visitas serão realizadas quinzenalmente. A próxima já está marcada para o dia 12 de abril. Além disso, o vereador vai entrar com uma notificação à Prefeitura, para que esta informe sobre o acompanhamento da execução da obra e a liberação dos recursos federais referentes a ela.
A retomada das obras do Restaurante Popular foi anunciada em novembro do ano passado (leia mais). Ela se deu após uma intensa luta travada junto à Prefeitura Municipal pelo vereador Flávio Cheker, Comsea e outras entidades da cidade. De início, o Executivo Municipal se mostrava reticente quanto à importância do projeto, mas foi convencido após intensa mobilização da sociedade.
Caro Flávio,
Parabéns pela atuação no Legislativo Municipal, sempre coerente e atenta às demandas da população mais fragilizada.
No início de fevereiro, escrevi sobre o Restaurante Popular. Infelizmente, quase dois meses depois, a situação pouco se modificou!
O link para o texto (“Quem tem fome, tem pressa”; já a Prefeitura de Juiz de Fora…) é: http://vinniciusmoraes.blogspot.com/2011/02/quem-tem-fome-tem-pressa-ja-prefeitura.html
A propósito: fique à vontade para navegar pelo blog e comentar/criticar os textos!
Abraços
eu conheço o restaurante popular do rio de janeiro não por necessidade mas curiosidade. se aqui tiver o mesmo trabalho concerteza vai ser de grande utilidade pública pois muitos trabalhadores assalariados passam o dia com fome e muitos idosos que as vezes não tem o que comer .aguardo anciosa por este empreendimento .