Flávio avalia que a educação ambiental deve ser entendida como um processo no qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para conservação do meio ambiente, entendido como bem de uso comum, sendo componente essencial à sadia qualidade de vida, tendo garantida a sua sustentabilidade.
O Vereador enfatiza a importância do envolvimento da sociedade neste processo. Neste sentido a Lei vem propor o estímulo à cooperação entre as diversas realidades ambientais urbanas e rurais da cidade, visando à construção de uma sociedade ambientalmente equilibrada, fundada nos princípios da liberdade, igualdade, solidariedade, democracia, justiça social, responsabilidade e sustentabilidade, afirma Cheker.
O município deverá promover programas destinados à capacitação dos trabalhadores, objetivando a melhoria e o controle efetivo sobre o ambiente de trabalho, bem como sobre as repercussões do processo produtivo no meio ambiente. A contrapartida visa propiciar a atuação individual e coletiva, voltada à prevenção, identificação e solução de problemas ambientais. O que poderá ser realizado através de parcerias com empresas, entidades de classe e instituições públicas e privadas local, segundo dispõe a lei de Flávio.
“Precisamos legislar com enfoque humanista, holístico, democrático e participativo, vinculando a concepção do meio ambiente (em sua totalidade) com o pluralismo de ideais e concepções pedagógicas. Assim, vincularemos a ética e a educação ao trabalho e às práticas sociais. Acredito que esta abordagem possa dar a garantia de continuidade e permanência do processo educativo”, defende o vereador.
Instituída a Política Municipal de Educação Ambiental, ela envolverá, em sua esfera de ação, além dos órgãos e entidades integrantes dos sistemas municipais de Educação e de Meio Ambiente, as organizações não-governamentais com atuação local nesses campos, que, através de suas múltiplas e complexas relações, deverá abranger aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos, visando o fortalecimento da cidadania e solidariedade como fundamentais para o futuro da humanidade.